Liberdade e Dignidade

LIBERDADE E DIGNIDADE

Liberdade e Dignidade é um Post que traz reflexões sobre à árdua luta dos homens por sua cidadania, liberdade e dignidade. Aqui e em toda parte do mundo há atos de heroísmo anônimo de pessoas q demostram c/ força e veemência sua inconformidade; ou mesmo, exemplos de não-violência ou desobediência civil, como  Gandhi, na Índia.
A construção de uma sociedade igualitária, c/ justiça social, s/ preconceitos, essencialmente fraterna e pluralista é um dos objetivos constitucionais da República do Brasil, mas a consolidação dessa sociedade ainda é uma pretensão distante de ser alcançada. Observa-se diariamente a negação dos preceitos básicos de cidadania a milhões de pessoas, onde questões básicas relacionadas ao princípio da dignidade da pessoa humana. Nega-se a Educação, a saúde, a segurança pública, a alimentação, e o que se observa é um desarranjo social. Em geral, a violência surge pela negação da tutela dos direitos fundamentais. Portanto, a negação do direito à Educação é um dos aspectos mais complexos, pois fomenta a violência e contribui p/ a negação de direitos do futuro dos jovens, permeando, sobretudo, o direito do trabalho e emprego.

Liberdade e Dignidade

Conquista  ou  Benesse ???

Em nosso entender a Liberdade e a Dignidade precisam ser conquistadas pela atitude e postura do indivíduo e pelo seu grupo social. Para Sarlet (2011), o conceito de dignidade está intimamente ligado à noção da liberdade pessoal de cada indivíduo — o homem como ser livre e responsável por seus atos e seu destino (p. 35). Assim dignidade e liberdade não estão associadas à religião, mas, sim, à posição do homem perante a sociedade. Logo devem devem ser frutos de conquistas e não de esmolas sociais do Gov. A, B ou C.
Para Aristóteles, o bem é o alicerce em que se fundamenta a dignidade da pessoa humana. Entende-se, portanto, que a dignidade repousa nessa superioridade que existe entre o homem e tudo o que não é humano; observa-se, então, que, entre os homens, não é possível estabelecer graus de dignidade, classificar se uns são mais dignos que outros, pois, apesar das diferenças existentes entre os indivíduos humanos, há um elemento comum, encontrado em cada pessoa, numa mesma quantidade e qualidade. Tal elemento é algo muito superior, é a dignidade da pessoa humana. Saiba +++

Conquista da Liberdade via Educação !!!

“A vontade liberta porque a liberdade é criadora. Assim é q eu ensino. E para criar precisais aprender !”. Assim Falou Zaratustra – Nietzsche. Certamente a Educação é libertadora, por isso os Gov.s daqui NÃO investem como deveriam. Vale ressaltar que reconhecer a importância da autonomia e liberdade do pensamento docente para enfrentar os problemas de seu trabalho na escola é colocar na discussão quais princípios estamos a construir tanto em sala de aula quanto fora dela. Será que, quando elevamos os debates de q os professores, em sua prática em sala de aula, estão doutrinando os estudantes c/ pensamentos esquerdistas e marxistas, estamos realmente pensando uma sociedade justa, igualitária? Que projeto de sociedade queremos para as futuras gerações? Como posso pensar a dignidade humana se querem tolher o pensamento do docente? Em que medida a liberdade e a autonomia do professor têm que ter um limite? São tantas perguntas e poucas respostas. Saiba +++ .

E, para finalizar, recomendamos a leitura do Post: “Conquistar a Paz e o Sentido da Vida” porque são  duas  metas  humanas  universais.  Qualquer pessoa jovem, adulta ou madura; tem no seu íntimo estes desejos. O grau de sucesso no atingimento destas conquistas – destas duas metas pessoais, tem impacto direto na felicidade e no bem estar psicológico / emocional interno das pessoas.  Saiba +++ .